Seja uma pessoa poderosa, de verdade!

 
       
 

Poderosa, de verdade, é a pessoa que se mantém observadora e calma, independentemente das circunstâncias. E a explicação é muito simples: só quem é observador(a) e calma(o) consegue resolver o que precisa ser resolvido, de forma consciente e eficiente, sem gerar conflitos, raivas, mágoas ou lá o que for nesse sentido, seja para si, seja para quem está ao seu redor.

Uma pessoa observadora e calma é capaz de fazer uma revolução de forma externamente sutil, porque tem a mente fluida e tudo nela é fluido. E a mente é o que há de mais poderoso em nós. A mente é o princípio de tudo. É ela quem dá a primeira ordem. O corpo depende da mente. O espírito e a alma, para quem acredita, dependem da mente fluida.

A pessoa que consegue de ter e manter a mente fluida, adquire a capacidade de enxergar o funcionamento do todo e organizar tudo dentro delas, da forma exata, como precisa ser organizado. Consegue ser criativa e a enxergar soluções. Enquanto isso, aquela que têm a mente tensa, só consegue enxergar fragmentos e, mesmo assim, de forma embaçada. Pessoas tensas não conseguem ver medidas exatas, porque tudo, para elas, é dimensionado pela ansiedade.

As pessoas observadoras e calmas têm os mesmos níveis de informações externas, principalmente de problemas, que as pessoas tensas. A diferença está justamente na absorção dessas informações, no ato escolher o que será trazido para dentro; o que é necessário ser trazido para dentro e, tão importante quanto, como essas informações serão utilizadas. Ou seja, há calma suficiente para essas escolhas, pelo simples fato de tudo ter sido observado antes.

Já as pessoas tensas absorvem tudo, de qualquer maneira, sem filtro, porque não param para observar absolutamente nada. Tornam-se verdadeiras esponjas de tudo que vem de fora. São ansiosas, inseguras, desesperadas, agem de forma irracional e por impulsos, cometendo sucessivos erros, dos mais básicos aos mais complexos, com elas mesmas. E os resultados desses erros fatalmente alcançarão quem está próximo a elas, se desdobrando indiretamente em uma cadeia de pessoas que pode ser enorme.

A título mera ilustração, para se obter um comparativo, o tempo para as pessoas observadoras e calmas têm outra dimensão. Uma hora para pessoas tensas tem, no máximo, 60 segundos. Já para as calmas e observadoras têm uma hora mesmo.

Hoje, é muito comum observarmos nas redes sociais pessoas em contato com a natureza, passando um ar de leveza. Realmente, o contato com a natureza acalma, mas isso é momentâneo e, no caminho de volta para casa, as tensões começam a tomar conta delas. No final do dia seguinte, no máximo, voltam a ficar tensas, porque se tornaram tensas. Afinal de contas, a maioria não vive junto a natureza, não é mesmo? Então, sejamos racionais: a tensão nelas não é um estado momentâneo, mas sim uma constante que, pontualmente, por alguns instantes pode ser apenas aliviada.

A calma e a observação independem dos locais. Isso é algo que deve ser trabalhado dentro de nós, diariamente. Estar em contato com a natureza, por exemplo, é muito bom e pode ser melhor ainda se, diariamente, independentemente do local, as pessoas exercitarem a observação e a calma. Se a pessoa mora em uma cidade grande, trabalha muito, estuda muito, se tem uma vida intensa e corrida, será justamente neste ambiente que precisará desenvolver a observação e a calma.

Repare nas pessoas de sucesso, seja no campo material, seja no imaterial. Note que elas são observadoras e calmas. Não agem por impulsos, não são truculentas e emocionais ao extremo. Não agem no calor das emoções. Não externalizam nada antes do tempo delas. São sempre conscientes e livre de ansiedades. Nada nem ninguém as consomem. Não são esponjas do mundo, embora vivam no mesmo mundo das pessoas tensas.

E isso independe de fazer coisas éticas ou não; certas ou erradas; boas ou ruins. Muita gente fala: "não sei como aquela pessoa consegue encostar a cabeça no travesseiro e dormir". A resposta a esse questionamento é simples: ela é observadora e calma, consegue atingir um mental forte, porque não sai absorvendo tudo; porque construiu um filtro robusto. Veja que não estou julgando condutas, mas apenas trazendo fatos.

O verdadeiro poder que podemos ter está na calma e na observação. Não há como ser diferente. É um poder sobre nós e não sobre os outros. Além disso, pessoas calmas e observadoras conseguem segurar seus Egos nas mais diversas situações, porque o Ego não gosta do racional. O Ego não convive em mentes fluidas. Ele existe, mas não exerce poder.

Sem dúvidas os melhores relacionamentos, independente dos níveis, são vividos por pessoas observadoras e calmas. A sexualidade, o sexo e o prazer são vividos de forma mais intensa por pessoas observadoras e calmas. Pessoas tensas não aproveitam nada e estão constantemente em conflitos internos, tomadas pela ira, pela irracionalidade e por tudo de ruim que existe. Pessoas tensas não amam a si e se maltratam. Logo, são incapazes de compartilhar amor com alguém.

Se você tivesse que escolher, por exemplo, um(a) gestor(a), um(a) diretor(a), um(a) gerente, ou um(a) simples funcionário(a) para sua empresa, certamente escolheria aquele(a) que é observador(a) e calmo(a), tenho certeza. Você jamais escolheria uma pessoa tensa, correndo risco de ela colocar seu patrimônio em jogo por meio de ações impensadas.

Pessoas tensas não conseguem planejar, são incapazes de enxergar próximo passo. Pessoas tensas giram em círculos o tempo todo e não saem do lugar.

O verdadeiro poder do ser humano está no controle sobre si. E isso somente é possível para pessoas observadoras e calmas, sendo certo que isso começa no interior de cada uma. Pessoas tensas fraquejam e oscilam constantemente em tudo. Têm problemas de autoconfiança, autoestima, autoaceitação, são tomadas pela ansiedade, pelo rancor e pela angústia. São apegadas ao passado e envoltas por muitas negatividades. São pesadas e infelizes.

Pessoas tensas gostam, por exemplo, de motivar suas ações impensadas nos seus sangues que são de determinadas nacionalidades, nos seus signos que são assim e assado. Algumas até gostam de transparecer orgulho por serem tensas. Mas, lá no fundo, sabemos que elas se corroem por dentro. Pessoas tensas ficam o tempo caindo em golpes de religiosos, de guias espirituais, de gurus e de pessoas que oferecem soluções energéticas para seus equilíbrios. Nada é resolvido e o desespero continua.

Não nascemos pessoas tensas. O que fazemos de errado, diariamente, é a absorção de tudo que vem de fora, porque foi e ainda é assim que somos ensinados. Nos tornamos tensos, mas nossa natureza não é essa. Podemos sim nos tornar pessoas observadoras e calmas; podemos sim nos ter o poder sobre nós e sermos pessoas realmente poderosas.

Um detalhe importante: pessoas poderosas, as observadoras e calmas, em que pese seus elevadíssimos níveis de controle sobre si, podem oscilar um pouquinho que seja e ter pequenos momentos em desalinho, mas são pequenas coisas que não afetam o todo. Afinal de contas, ninguém é 100%. Já as tensas, vivem em sofrimento, com pequenos momentos bons, bem pequenos mesmo.

No meu site, tem uma dica bem interessante; um pequeno exercício diário para que as pessoas, inclusive e principalmente as maias tensas, passem e a se observar e a entrar em calmaria (
clique aqui e leia). Tem a minha massagem tântrica também, mas isso é assunto para outro momento.

Reflita sobre o texto. Não refute de cara!

 

 

Por Marcelo