Não existem soluções fáceis para problemas reais. Não se enganem!



       
 

Hoje, é fato que temos uma enorme massa de pessoas passando por dificuldades, sejam existenciais, sejam financeiras, por causa da situação econômica do país, agravada ainda mais pela pandemia, que se desdobram em outros problemas, somando-se, numa bola de neve, aos que não estão diretamente ligado às finanças. Existe sim muita ansiedade, angústia e tristeza no interior de quem está passando por isso. É inevitável!

A verdade é que, por mais que nos esforcemos para nos colocarmos nos lugares das pessoas que estão passando por momentos difíceis, independente dos motivos, é impossível conseguirmos isso, porque, em cada uma delas, o sofrimento está acontecendo de forma diferente, em graus diferentes e com intensidades diferentes.

Da mesma forma que cada pessoa sente seu problema de forma diferente e única, cada uma terá que encontrar sua solução, a partir das suas características, das suas crenças em si, dos seus conhecimentos e de outros fatores necessários a cada objetivo pessoal.

Superar problemas não é fácil e posso afirmar isso, com muita humildade, porque já passei por muitos que me causaram sofrimentos enormes. Então, não adianta tapar o sol com a peneira; não adianta estimular as pessoas com fórmulas padrões e mágicas para vender soluções e sucesso, porque isso só serve para enganá-las, aumentando ainda mais suas ansiedades, angústias e tristezas, porque elas tentarão e, dificilmente conseguirão algo.

É muito complicado ver nas redes sociais e na internet profissionais e empresas vendendo soluções fáceis, por meio de postagens e propagandas sem conteúdo algum, valendo-se de frases de efeito para vender serviços e ilusões, para fazerem pessoas que estão passando por problemas gastarem o que têm e o que não têm para se curarem do sofrimento. Definitivamente, não gosto disso e jamais faria isso.

A ansiedade que acomete as pessoas atualmente retira delas a paciência de parar, relaxar e ler textos e artigos completos, com opiniões bem embasadas. Aliás. textos e artigos cujos conteúdos podem até se conflitar com o aquilo que muitas acreditam, mas que, minimamente, as farão refletir. E a reflexão, o ato de parar se observar; observar a vida é, sem sombra de dúvidas, algo essencial.

As pessoas acometidas pela ansiedade querem ver frases feitas, assistir vídeos e ouvir áudios de no máximo 30 segundos, que dão vazão as suas pressas oriundas da ansiedade que as acomete, mas que, não as ajudarão em nada, pelo menos em 99,99% dos casos.

Sempre digo que, se as pessoas tivessem um interruptor, um disjuntor ou um gatilho que bastasse acionar para resolver seus problemas, não me daria ao trabalho de escrever meus textos e artigos. Sequer atenderia com a massagem; sequer pararia para conversar com elas e jamais tentaria levar o Tantra pragmático que tanto acredito até elas. Reteria tudo em mim, na minha vibração.

Acontece muito, principalmente no WhatsApp, com pessoas que envio meus textos, de haver debates maravilhosos sobre os conteúdos, sejam com dúvidas, sejam com discordâncias. E entendo que é salutar as pessoas debaterem comigo aquilo que não concordaram, pois, assim, elas e eu entramos em estado de reflexão, porque passamos a mergulhar profundamente nas questões, buscando entendimentos sólidos. Com todo respeito, mas frases curtas e feitas, bem como vídeos e áudios de 30 segundos, não conseguem deixar as pessoas reflexivas, porque o conteúdo é propositalmente pobre. Usa-se a pobreza para atrair e vender.

Uma das coisas que mais repito em meus textos é que somos seres processuais. Pela experiência de mais de 20 anos que tenho vivendo esse universo do Tantra, conhecendo milhares de pessoas inseridas ou não nessa filosofia de vida, posso afirmar que, enquanto as pessoas não entenderem que são processuais, que passam por processos constantes de transformações, voluntários ou involuntários, e que precisam se situar no tempo e no espaço e encontrar coerência em tudo, nada andará em suas vidas.

Parafraseando um grande escritor e jornalista brasileiro, mas, sem coerência e consciência não dá para chupar um picolé. E aqui falo de outra tecla que bato muito: a razão, a racionalidade. Algo que nos foi dado naturalmente para que possamos viver em harmonia, em equilíbrio. Algo que nos foi dado para preservar as nossas vidas.

Praticamente todos os seres humanos, quando estão passando por problemas, ficam com seus emocionais muito aflorados, agindo constantemente por impulsos irracionais. Uma pequenina parcela, nesta situação, consegue agir com a razão. Então, o que busco com meus textos é chamar a razão das pessoas, porque, somente assim, elas passam a refletir. A reflexão precisa da razão e o bom resultado de qualquer reflexão é o encontro da coerência do que está acontecendo na vida de cada pessoa.

 

Vejam que não estou falando para as pessoas deixarem suas emoçoes de lado. Falo de entenderem o momento certo de usá-los. Este momento existe, estejam certas.

Os problemas que passamos somente terão soluções sólidas, se buscarmos coerência e razão neles; se entendermos a sua origem, sua causa e seu efeito dentro de nós. Assim, aumentamos e muito nossas blindagens, diminuído fortemente as chances de eles surgirem novamente em nossas vidas.

Acima, afirmei que cada pessoa sente seu problema de forma diferente e única. Essa verdade encontra coerência com que estou tratando agora, ou seja, cada pessoa terá que encontrar e entender a origem, causa e seu efeito daquilo que está passando, de forma racional, se possível, deixando o máximo de fora o emocional, no máximo que puder no momento de cada uma. E aqui entra outra questão processual no ser humano: aprender a usar a razão quando se passa por problemas, é imperioso, pois, emoção a flor da pele retira o que mais precisamos, que é a consciência; que é a mente sã.

E tudo que falo é com muita tranquilidade, pois acredito que as pessoas tenham condições sim de usar a razão para superar seus problemas. Afinal de contas, somos Deusas e Deuses e essa energia divina que corre em cada um de nós é muito forte. E a razão é um excelente sonífero para o Ego, porque em ambientes racionais, ele não se cria. Ou seja, o Ego, que impede que vejamos os pontos que falhamos ou faltamos para construir os resultados de como estão nossas vidas, não nos atrapalhará. Se temos razão em nós, é para que ela seja usada.

As pessoas somente resolvem seus problemas existenciais, assim como outros de diversas naturezas, por meio de reflexões. Se não se racionaliza isso, não se encontra coerência e tudo se perde. As pessoas entrem em espirais terríveis.

Não podemos ter receios de encontrar nossas responsabilidades nos problemas que estamos passando. Por mais influências externas e conjunturais que eles possam ter, sempre terão muitas responsabilidades nossas neles. Quem não tiver essa compreensão, sempre estará na espiral.

É maravilhoso poder encontrar nossas falhas e faltas, admiti-las e tratá-las. É divino ter esse encontro, pois, somente assim, teremos condições de matar nossos males pelas suas raízes. Jamais tenham raiva ou sentimentos ruins por identificar suas faltas e falhas, porque essa oportunidade é divina. Se eu pudesse dar um conselho, diria, jamais fuja disso, encare de frente e trate de tudo com totalidade.

Quando comecei a colocar meus textos e artigos no meu site, não foi com a pretensão de ter um monte de pessoas me seguindo. A opção que fiz foi por textos completos, para levar à reflexão, tirando nutrientes da ansiedade. São textos e artigos de qualidade sim. E enormes de tamanho, se comparados com que a realidade das redes. Mas, é assim que desejo conduzir essa caminhada, pois entendo que não existe interruptor, ou gatilho capaz de ser acionado e transformar quem quer que seja. Amo os processos, curto cada um deles e acredito neles. É isso que tento levar adiante.

O dom de sermos únicos sempre me disse, claramente, que não existe uma fórmula geral para as pessoas superarem seus problemas. Cada uma terá a sua. E as pessoas precisam ter compreensão sobre si e encontrar suas fórmulas únicas, mesmo com a ajuda de profissionais. E esse trabalho terá que ser feito por cada uma delas, com calma, lucidez e razão, independentemente de apoio.

 

Muitos problemas são difíceis de serem superados, mas, se nos encontramos de frente com eles e vibramos com isso, certamente veremos soluções. Podem não ser as soluções que imaginávamos incialmente, mas elas virão. De uma forma ou de outra, elas virão.

Então, para que a sua situação não piore, veja bem o que vai escolher como apoio para solucionar seus problemas. Reflita!

Comece a ficar reflexiva já nessa escolha.

 

 

Por Marcelo