Valorize a respiração!

 

Postado em 03 de setembro de 2017

 

 

Costumamos valorizar a respiração apenas quando o ar nos falta. Não nos atentamos ao fato de que ela está ali, à nossa inteira disposição, para mudar totalmente nossas vidas. Pelo simples fato dela acontecer de forma involuntária, acaba por se tornar óbvia demais. Fica banalizada no dia a dia. Com todo respeito, a maioria não agradece a capacidade de respirar e as mais diversas possibilidades que ela abre às nossas vidas.

 



Essa nossa mania de sempre querer fazer o mais difícil, esquecendo que as grandes maravilhas da vida estão nas coisas mais simples, realmente, é um dos maiores entraves para atingirmos nossas felicidades.

Como terapeuta tântrico, valorizo demais a respiração. Afirmo, falando apenas em relação ao meu trabalho, que a respiração é um dos principais pilares da massagem tântrica. Afirmo que a respiração é o grande link da pessoas com ele mesma. É o grande link com o nosso interior; com a nossa alma. Falo de meditação.

A cura para o estresse, para o mal do século que, é a ansiedade, para angústias, até para depressão, assim como diversos problemas, está na respiração. Quando uma pessoa decide praticar diariamente a respiração, sentando-se em posição confortável, ou até mesmo deitada, de olhos fechados, a vida passa a se apresentar sob uma perspectiva totalmente diferenciada. Mas, não falo de uma decisão qualquer. É uma decisão séria.

As pessoas são muito engraçadas quando conversam sobre a respiração. Dizem que não conseguiram. Que tenntaram por uma semana, quinze dias e não obtiveram sucesso. Para mim, não fizeram para conseguir. Fizeram para tentar, para "ver qual é".

Eu gosto de fazer sempre uma analogia entre a prática da respiração e uma dieta alimentar. Você não começa a fazer uma dieta e fica magra em uma semana. A dieta é um processo que se inicia numa percepção de bem estar, mas que não é tão rápida nos efeitos estéticos. Com a respiração é a mesma coisa. Repito: a pessoa deve estar disposta a conseguir. Mas, infelizmente, a maioria está disposta apenas a tentar.

No contexto do meu trabalho, falo para as minhas pacientes levarem elementos da massagem, principalmente os sensoriais para suas casas e praticarem, junto e principalmente com a respiração, por apenas 15 minutos por dia (autoprazer). Na empolgação pós-sessão, quase todas falam que praticarão, mas a realidade é bem diferente. Simplesmente não fazem. Uma pena, pois o autoprazer é uma oportunidade que a paciente tem de se ligar a ela mesma, de forma intensa, todos os dias. E nada é mais maravilhoso que estarmos ligados a nós mesmos.

Aqui também faço outra analogia. Se uma pessoa faz fisioterapia e deixa para praticar os exercícios apenas nos dias que tem sessão que o fisioterapeuta, provavelmente, em grande parte dos casos, a melhora demorará muito. Com a massagem tântrica não é diferente.

Enfim, a respiração está ao nosso alcance. Você pode fazer sim por sua conta, ou buscar as diversas técnicas existentes. O que você não deve fazer é abrir mão de respirar; de deixar de usar instrumentos que a vida lhe para a sua felicidade. Por isso, sempre afirmarei que a solução para as mais diversas questões das nossas vidas estão dentro de nós. Mas, para enxergá-las, precisamos acessar nosso interior. Para tal, a respiração é básica e fundamental.

Neste texto mencionei apenas os aspectos existenciais da respiração. Posso afirmar que ele é maravilhosa para a saúde também. Mas, deixo essa parte para as pesquisas de vocês.

Para finalizar, digo que a prática da respiração para todos é extremamente importante. Mas ela é mais extremamente importante ainda para as mulheres. Os motivos? Já escrevi sobre eles!

Valorize a respiração! Valorize o que você tem e está ao seu alcance, na hora que você quiser! Pare de olhar apenas para o que você não tem!

 

Por Prem Prabhu