Tudo na vida carece de reflexão

 

Postado em 26 de dezembro de 2017

 

 

Viver dentro de um mundo real e saber extrair dele as melhores coisas para a sua vida é totalmente possível. Sempre digo às pessoas que elas podem colocar as mãos onde desejam alcançar. Só que esse desejo alcance precisa ser muito bem pensado e refletido. Tudo pode (e deve) ser feito de forma consciente. Tudo tem seu momento certo.

 



Sim, estou afirmando que as pessoas devem pensar antes de tomar a decisão de se mover em qualquer direção. Não, não incentivo que as pessoas se joguem de precipícios, apenas porque acham que podem voar. E necessário dizer que esse tipo de asas elas não possuem.

Falar para uma pessoa ir em frente, apenas por falar, de qualquer maneira, sabendo que ela fatalmente quebrará a cabeça, não é um estímulo que devemos dar aos nossos semelhantes.

Sempre quando converso com pessoas sobre decisões, digo para avaliarem os cenários e se perguntarem: hoje, eu estou realmente preparada para isso? Veja que não estou falando que as pessoas são incapazes. Estou falando para que elas reflitam sobre suas situações antes de se moverem.

Penso que muitas pessoas podem escalar o monte Everest. Muitas podem e muitas conseguirão. Mas, precisam estar preparadas para aguentar, principalmente, as fortíssimas intempéries e para o caso de não conseguirem também. Em outras palavras, as pessoas precisam saber para onde estão se movendo, como e quando deverão se mover.

Existem pessoas que sabem lhe dar muito bem com as derrotas e tropeços da vida e conseguem rapidamente se levantar e seguir adiante. Mas, tenho que dizer que a imensa maioria não é assim. O mais comum é vermos pessoas frustradas com derrotas e tropeços. Pessoas que têm muitas dificuldades em seguirem adiante e perdem tempos preciosos de suas vidas com ansiedades, tristezas, sentimentos de culpa e muitas angústias.

Acredito que as pessoas possam tudo, desde que se preparem. E isso vale para o material, sentimental e o espiritual. Vale para tudo na vida.

Tive a oportunidade na vida se conhecer uma pessoa que me ensinou que o melhor caminho para ajudarmos as pessoas é fazer com que reflitam e jamais falar o que elas precisam fazer. Isso se chama permitir que tomem decisões conscientes sobre seus caminhos.

Uma decisão tomada sem o uso da razão, pode sim afetar nossas vidas em todos os aspectos. E isso inclui o nosso caminho espiritual também.

Por fim, em conclusão ao que escrevi acima, deixo uma dica que foi valiosa para mim: jamais se mova com base no que os outros falaram para você fazer. Você pode coletar informações, ouvir conselhos. Mas antes de decidir, reflita muito. Coloque tudo na balança. Ouça sua consciência. Ouça seu coração. Aprenda a se ouvir. Equilibre a razão e a emoção. Quando paramos para refletir, começamos a quebrar as ansiedades, que são nossas maiores inimigas.

 

 

Por Prem Prabhu