Seja o melhor apenas para você

 

 

Postado em 19 de maio de 2018

 

 

Não penso que seja certo buscar ser o melhor aos olhos dos outros e pelos outros, para provar algo a alguém ou superarmos quem quer que seja. Se a busca por ser o melhor estiver baseada nos outros, serão eles que estarão traçando nossos objetivos de vida e, consequentemente, estaremos nos movendo e vivendo em função deles e para eles.

 



Se uma pessoa chegar para você e disser que você não vai conseguir ou que algo não é para você, simplesmente ignore-a e siga seu caminho, sem que isso faça a menor diferença para sua existência. Isto porque, se você se mover e dedicar parte da sua vida para provar a ela que você é capaz de conseguir, de ser o melhor, das duas uma: se não conseguir, ficará frustrado ou; se conseguir, virá aquela sensação de êxtase inicial, mas, logo depois, virá um vazio, porque a conquista não foi por você. Não existirá sensação de pertencimento. A finalidade não foi a conquista. A finalidade foi provar algo a alguém.

O mesmo resultado eu afirmo acontecer em relação aos elogios que recebemos. Muitas pessoas nos elogiam e nós, sempre em busca daquelas palavras agradáveis, começamos a nos mover e viver em função dessas pessoas, fazendo tudo para que os elogios nos sejam dados sempre. Sem perceber, acabamos fazendo justamente o que as pessoas querem. Fatalmente, um belo dia, os êxtases passarão e um vazio tomará conta. Nas duas situações mencionadas, podem ser observadas uma atuação forte do ego. É ele quem está exercendo o domínio.

Existem muitas situações em que nos movemos e vivemos pelo medo, pela submissão, pela baixa autoestima e baixa autoconfiança. Mas, este é um tema para ser tratado em outra oportunidade.

A mensagem que eu gostaria de deixar é para você não fazer nada em função do que os outros pensam ou gostam, aprovam ou reprovam, porque você não pode viver a vida dos outros. A vida é totalmente sua, os resultados serão 100% suportados por você. Os outros jamais lhe preencherão, pois seu preenchimento sempre será interno, tal como disse Osho.

Faz bem ouvir conselhos. Claro que não podemos deixar de levar em consideração o que as pessoas que nos amam e nos querem bem têm a nos dizer. Mas, temos que considerar que elas também têm suas próprias vidas e seus egos e que, mais importante do que ouvir conselhos, é poder tomar suas próprias decisões; é ter controle efetivo sobre a sua vida. É uma grande responsabilidade que cada um de nós carrega. Você também pode, tranquilamente, ter seus exemplos de vida em pessoas, mas isso nada tem a ver em ser igual a elas ou viver a mesma vida delas. Seguir exemplos não é uma anulação.

Busque ser a(o) melhor para você e por você. Você é incomparável é única(o). Ninguém no mundo é igual a você. Não tente em superar ninguém. Pense em superar seus próprios limites. Não busque competir. Busque lutar pelo que deseja! Viva o que você desejar viver, que é exatamente aquilo que você precisa viver. Viva sua vida plenamente e totalmente, preenchendo-se completamente e não criando vazios.

Deixe que critiquem você; que falem que você não conseguirá; que desafiam você. Não leve isso em consideração, ignore, para escolher seus caminhos. Quanto aos elogios, seja grato a quem os fizer, mas não os tome como verdade para seguir sua vida.

O mundo pode jogar milhões de deveres, obrigações e sentimentos sobre você. Mas, a decisão de aceitá-los e absorvê-los sempre será totalmente sua e de mais ninguém. Erros e acertos fazem parte da nossa caminhada. Até nos erros podemos ser os melhores para nós mesmos, pelo simples fato de estarmos preenchidos.

Quando fluímos o Tantra e ele começa a fluir em nós, percebemos que devemos ser realmente a nossa prioridade. Percebemos o quanto somos responsáveis pela nossa vida e pelo que vamos fazer com o nosso livre-arbítrio. Passamos a ser o melhor para nós mesmos e a compartilhar com as pessoas o nosso melhor.

O que somos é um resultado do que colocamos e carregamos dentro de nós. Nós sempre compartilharemos, com quem quer que seja, aquilo que realmente somos.

Quando nos preenchemos, nos completamos e nos tornamos felizes e plenos, é exatamente isso que compartilharemos e que levaremos às pessoas. Logo, se para você e por você, você for o melhor, será compartilhado aquilo que há de melhor. Tudo começa de dentro e se expande.

 

 

Por Prem Prabhu