Liberdade e Responsabilidade

 

 

Postado em 06 de maio de 2018

 


A liberdade verdadeira faz com que tenhamos que assumir todas as responsabilidades e consequências pelas escolhas que fizermos. Ou seja, assumirmos o que for positivo e o que for negativo também. Não há separação. A liberdade é algo relacionado à totalidade.

 

 



A liberdade não é só uma questão de exercer o direito de ir e vir, de se expressar da maneira que bem entender ou de fazer o que desejar. A verdadeira liberdade está diretamente ligada a assumir todas as responsabilidades sobre nossos caminhos e escolhas. Você não poderá transferir para mais ninguém seu insucesso, por exemplo, ainda que o que você esteja pretendendo dependa de centenas ou milhares de pessoas, ou dos mais diversos fatores externos. Esta parte é uma das mais complexas, porque implica em admitir falhas, limitações, fraquezas, incompetências, dentre outras coisas que não nos permitimos sentir em relação a nós mesmos. Tal como já mencionei em textos anteriores, terá que aceitar o seu caos.

É muito simples de exemplificar: se você me diz que determinada coisa aconteceu, porque fulano agiu errado com você e eu lhe digo que tudo isso é de sua responsabilidade, certamente, você não concordará comigo, porque olhará para o resultado e não para a forma com a qual ele foi construído. Olhando para o resultado, certamente você encontrará um culpado. Mas, se conseguir avaliar o processo e como ele realmente se deu, de forma imparcial, considerando suas permissibilidades, certamente encontrará falhas da sua parte.

Não se trata de se culpar e se corroer por dentro. Por isso, separo culpa de responsabilidade. O sentimento de culpa nos traz sofrimentos, já a responsabilidade nos liberta. Precisamos ter consciência de que as coisas boas acontecem porque permitimos e as ruins também. De alguma forma, sempre permitimos.

Quando você faz uma prova e consegue a nota 10, você dirá que tirou 10. Mas, se você tirou 2, não pode afirmar que lhe deram esta nota. Você tirou esta nota. Talvez, porque tenha se esforçado pouco e o processo de estudo, que culminou nesse resultado ruim, não tenha sido o melhor. Algo faltou, seja como for.

No Tantra mesmo, já vi pessoas que trocaram carreiras sólidas e empregos estáveis para a seguirem suas caminhadas como terapeutas, sem obter o sucesso esperado. Assim como já vi algumas assumirem as responsabilidades, também já vi muitas culparem o destino e a falta de sorte, sem mencionar que deixaram de avaliar diversos fatores e cenários; sem mencionar que falharam na escolha e/ou no momento de se fazer tais mudança de vida.

Note que eu estou falando de questões existenciais. Não sou um radical e sei que existem determinadas "fatalidades" para as quais não construímos ou concorremos para os resultados.

Seja como for, penso que a liberdade é algo extremamente importante para evoluirmos em todos os sentidos da vida. Sei que é difícil. Mas, difícil não é impossível. Queira a liberdade, se esforce para tal e deixe fluir. Não tenha pressa para nada. O tempo é incrível! Não acredito em transformações em um estalar de dedos. Você pode até não perceber, mas sempre existirá um processo.

Não tenha medo de ser livre!

 

Por Prem Prabhu