Jamais mudaremos as pessoas. Não se enganem!
 
       
 

 

Acreditem, na prática, jamais mudaremos quem quer que seja, pois esta é uma decisão que cabe única e exclusivamente a cada pessoa, algo que emana do âmago, a partir de reflexões e conclusões internas.

Se pagarmos o ensinamento de Osho em que ele afirma que as pessoas não nos preenchem, pois nossos preenchimentos são internos, o que é uma grande verdade, todos vão concordar, não é mesmo? No entanto, provavelmente, muitas pessoas que concordam com este ensinamento, neste exato momento, estão tentando ou pensando em mudar alguém.

A questão é que, quando uma pessoa toma a decisão de mudar, trata-se de algo que vem de dentro dela e está diretamente relacionado ao preenchimento interno dela, que ela mesma está promovendo ou promoveu.

A verdade é que, se forçarmos mudanças em alguém, no máximo, conseguiremos que elas se adaptem temporariamente aos nossos desejos. Todavia, mais cedo ou mais tarde, o EU natural de cada uma delas prevalecerá e isso não será nada bom, podendo causar desdobramentos imprevisíveis.

Inevitavelmente, chegará o momento em que o EU natural dela expulsará esse outro EU artificial que você tentou criar, fazendo sobressair aquilo que ela é, e que de fato é mais forte nela.

A natureza de cada pessoa é o mais forte que ela carrega. E, em última análise, somente a pessoa poderá sentir e conhecer sua natureza, pois ela tem o dom de ser única e aquilo circula e vibra dentro dela intensamente e não em você. O EU natural de cada pessoa é uma energia com fluxo interno muito forte.

O máximo que conseguimos fazer é especular ou tirar conclusões inexatas sobre a natureza de cada pessoa. E tem um detalhe muito interessante: processos de mudanças ou transformações podem perfeitamente acontecer, respeitando o EU natural de cada pessoa.

Não queira mudar ninguém, portanto. Estimule as mudanças apenas se a pessoa desejar os estímulos, tentando mostrar caminhos, para que elas façam suas escolhas, permitindo a fluência de seus livres-arbítrios. Isso vale para muitos casos, principalmente para relações amorosas em que muitas pessoas desejam moldar as outras aos seus melhores interesses. Não respeitar o EU natural e o tempo da outra pessoa, gera muitos sofrimentos, para ambos. Permita liberdade, então, porque você também gosta da energia da liberdade fluindo em você.

Ninguém será aquilo que você deseja e idealiza. Acredite, as pessoas mudam por si. Você pode até acreditar determinada pessoa mudou alguém, mas, na realidade, não foi isso que aconteceu. Não se engane.

Se um homem muda por uma mulher ou se uma mulher muda por um homem, tal como estamos acostumados a falar, na realidade ela mudou por ela mesma, pois o mais importante para ela, o que a fará feliz e fluir seu amor, é estar ao lado de quem ele deseja.

Sem dar sentido pejorativo à palavra interesse, até porque ela bem ampla e pode ser positiva, as pessoas mudam e se transformam de acordo com seus interesses. A outra pessoa pode até motivar, mas, no fundo, o que vai pesar será sempre seu interesse.

Não entre numa relação acreditando que você mudará alguém e deixando-a do jeito que lhe agradará. Não idealize um homem ou uma mulher, porque ninguém mudará para se encaixar no seu mundo. Esses mundos devem se encontrar e viver em harmonia. Se isso acontecer, repito, será temporário e, quando esse tempo passar, sofrimentos serão colhidos ou você viverá relações falsas, num imenso mar de hipocrisias, tal como estamos cansados de ver por aí.

Muitas pessoas que tentaram mudar as outras, acabaram quebrando a cabeça! Avalie corretamente o que será bom para você. Entrar numa relação com a mente focada em mudar alguém, é buscar sofrimento.

Precisamos observar com quem estamos nos relacionando para, pelo menos um pouco que seja, tentar entender a vibração natural dela. Porém não podemos abrir mão de nos observarmos (auto-observação) em relação e ela. Isso é o mais importante!

O foco que você precisa ter é no seu EU natural. Você precisa se responder se a outra pessoa vai fazer bem ao seu EU natural. Perguntar para seu interior se você vai se amar se estiver com a pessoa é fundamental. Porque será isso que fará com que você respeite o EU natural dela. É isso que trará para você a aceitação pela outra pessoa.

 

Por Marcelo