Jamais deixe de criar expectativas

 

 

 

Postado em 01 de setembro de 2019

 

 

 

Não foram raras as vezes que li textos dizendo que as pessoas não devem criar expectativas em relação às outras e as coisas. Aliás, com todo respeito, mas quem escreve este tipo de coisa é justamente aquele ou aquela que vive criando expectativas e se frustrando constantemente, culpando as expectativas, buscando respostas para não enxergar o que precisa ser enxergado.

É impossível deixar de se criar expectativas em relação a quem quer que seja, ou a seja lá o que for. Nas relações, por exemplo, independente dos níveis, sejam profissionais, simples ou grandes amizades, sejam amorosas, todos criam expectativas. Do contrário, sequer existiria algum tipo de relação. Toda motivação nasce a partir da expectativa. São as expectativas que fazem as relações fluírem e as coisas acontecerem. São elas os pontos de partidas para que tenhamos nossas alegrias, neutralidades, frustrações e tristezas. Ou seja, nada mais do que coisas que fazem parte de vida.

 

 



Não gosto quando leio textos falando para as pessoas não criarem expectativas. Isso porque, uma vez que as pessoas passem a negar as expectativas, algo natural, certamente entrarão num caminho de isolamento e paralisias. Não podemos confundir expectativa com ansiedade. Não podemos culpar as expectativas por decisões tomadas sem a mínima consciência. Aliás, quando falamos em controle de ansiedade, precisamos pensar no controle propriamente dito, pois, no mundo que vivemos, sua eliminação é impossível.

Autoconhecimento elimina as expectativas? Não! Ampliação da autoconsciência elimina as expectativas? Não! Estes dois elementos importantes apenas apuram nossas expectativas, fazendo com que nos situemos melhor dentro delas. Mesmo assim, poderemos nos frustrar e não podemos deixar a peteca cair, seguindo sempre adiante, criando expectativas, sobre pessoas e coisas que surgirão em nossas vidas. É assim que vida é.

Se você mergulhar de cabeça nas relações, nos negócios ou em seja lá o que for, sem consciência mínima sobre o que está fazendo, movida por ansiedade, suas chances de se dar mal apenas aumentarão, o que não quer dizer que você se dará mal. Já, agir com consciência, pode diminuir as chances de você se dar mal, todavia, não as eliminarão.

Crie expectativa sim! Esteja sempre aberta às oportunidades sim! Seja um conceito aberto! Sonhe, ame, viva, goze, invista e acredite. Não tenha medo de nada! Não tenha medo de perder aquilo que você não viveu ou não tem. Mesmo que venha a perder, você pode ganhar em outro momento.

Faça tudo com consciência. Não queira eliminar a ansiedade. Apenas queira ter controle sobre ela. Querer zerar ansiedade, causa apenas mais ansiedade. Lembre-se: não são as expectativas que nos colocam em riscos. É a ansiedade que nos tira a racionalidade.

Este texto não tem a intenção de tratar do controle da ansiedade. Ele tem a intenção de mostrar que as expectativas são importantíssimas e que não podemos abrir mão delas. Uma coisa importante, que precisa ser dita, é que não são as expectativas que interferem nos processos. Isso é a ansiedade. A expectativa é a motivação que faz você querer passar por um processo.

Ah, Marcelo! E quando a gente, sem perceber, superdimensiona as expectativas. Isso não é frustrante? Certamente que sim. Contudo, esta não é uma questão que compete às expectativas em si. É uma questão de se conhecer, de ter consciência de onde se deseja e de fato pode-se chegar. Consciência do que deve ser feito e do tempo que isso leva! Milagres podem ser construídos! Sonhos podem ser realizados! Expectativas podem ser atingidas.

Vejo muitas pessoas afirmando que estão iniciando uma relação amorosa sem expectativas, deixando apenas fluir. Quando isso de fato acontece, significa que está havendo, de alguma maneira, controle da ansiedade, porque é ela que nos faz querer criar definições de status para um relacionamento amoroso, por exemplo. O ato de deixar fluir alimenta uma boa expectativa no sentido de a relação pode ir adiante, tornando-se cada vez mais importante.

Deixar fluir não elimina expectativas, muito pelo contrário. Quando estamos conhecendo uma pessoa (ou pessoas), independentemente do nível de relação, controlar a ansiedade e deixar fluir, de forma alguma, significa deixarmos de criar expectativas.

E aqui cabe mencionar algo relevante: as expectativas podem mudar de acordo com o andar da carruagem. Por isso, controlar a ansiedade, deixando de criar caminhos artificiais, é de suma importância.

 

 

Por Marcelo (Prem Prabhu)