Diálogo, um baita terapia

 

 

Postado em 18 de abril de 2018

 

 

Já aconteceu com você, depois de ter aquela conversa franca com alguém, de forma saudável, leve e livre, se sentir mega bem, como se uma mochila de 50 kg tivesse saído das suas costas? Já?

O diálogo é libertador. E é justamente neste ponto tão importante que as pessoas estão perdendo a capacidade de compartilhamento. Dialogar, argumentar e debater ideias, pensamentos, gostos e opiniões, de forma franca e amorosa, olhos nos olhos, é tão bom que, com o tempo, basta uma troca de olhares para que uma pessoa entenda a outra.

 



O diálogo permite que as melhores energias fluam entre as pessoas. O diálogo é importantíssimo para que os sentimentos sejam compartilhados, para permitir que o amor cumpra seu papel nas nossas vidas.

Fico muito triste em ver a falta de diálogo nos relacionamentos, porque vejo muitos derretendo, quando tudo poderia ser bem diferente. Quando uma pessoa não consegue encontrar na outra a abertura que precisa para expor o que pensa, o que gosta e o que sente, fatalmente a relação está fadada ao sofrimento.

Seria muito bom se uma mulher pudesse chegar para um homem e dizer, por exemplo, que determinadas coisas que ele faz durante o sexo não lhe proporcionam prazer. Seria muito bom se isso, em vez de afetar o Ego, tocasse o coração e fizesse o homem enxergar que o importante é ser feliz e que ele precisa mudar. O contrário também seria interessante, ou seja, o homem expor para a mulher o que gosta e o que não gosta.

Não é só uma questão de falar para as pessoas buscarem o diálogo. O mais importante é as pessoas se abrirem ao diálogo. Permitirem que as pessoas falem abertamente e possam expor tudo aquilo que está ali dentro retido, de forma que jamais existam acúmulos.

Quando as pessoas não encontram nas outras aberturas para diálogos, vem aquele intenso e forte sentimento de solidão. E isso desencadeia outras questões e problemas, a começar pela ansiedade.

O diálogo é uma grande terapia, em qualquer nível de relacionamento. Experimentem praticar a terapia do diálogo.

Quando for dialogar, vá de coração aberto e controle seu ego. Porque, é melhor o silêncio, do que ter um diálogo estéril.

 


Por Prem Prabhu