A calma é uma simples solução. Porém, pouco utilizada

Postado em 26 de maio de 2018

 

 

Diante de um problema, de um momento difícil, quando falo para a pessoa se acalmar, quase sempre ouço: "eu sei". Sabe, mas não faz. Não faz, porque a calma não está na sua consciência. Esta é uma das questões mais relevantes.

Diante dos problemas você basicamente terá duas opções: ficar nervosa, totalmente tensa, ansiosa e angustiada ou se acalmar.

 

 



Se você optar por se acalmar, por meio da respiração, principalmente, terá a chance de observar o magnífico fenômeno da diminuição do problema e a magnífica visão da solução. Mas, se a sua opção não for se acalmar, lamento, mas tudo só tende a piorar. Você sofrerá desnecessariamente e isso trará outros desdobramentos não tão bons para a sua vida.

Não estou falando que se acalmar eliminará totalmente as tensões da sua mente. Estou falando em diminuição, que já é um grande benefício. Acredito que eliminação total das tensões aconteça com o esvaziamento da mente, por meio da meditação. O esvaziamento mental só pode ser obtido através da meditação, que é um processo não muito simples, mas, ao mesmo tempo, totalmente possível, que se inicia com a calma.

Só a meditação pode tornar a pessoa observadora, sem querer interferir em nada e totalmente livre de tensões. Mas, afirmo que, conseguir se acalmar, pode sim fazer com que observemos com melhor nitidez o que está nublado e nos deixando ansiosos, de forma que possamos criar entendimento para buscar soluções e melhores caminhos.

A busca pela calma não é apenas para os problemas. A calma ajuda muito em decisões nas nossas vidas, em relacionamentos com pessoas, nos mais diferentes níveis, até em questões profissionais.

O tamanho do problema é proporcional ao que carregamos dentro de nós. As dificuldades dos desafios que a vida nos impõe também. Eu poderia falar para você meditar, simplificando tudo. Mas, jamais farei isso, porque se trata de um processo que não é tão rápido. Eu prefiro falar que o primeiro passo é se acalmar, algo bem mais simples e próximo de todos. O primeiro passo é se livrar de um peso totalmente desnecessário e prejudicial.

Vejo pessoas que permanecem nervosas, totalmente tensas, ansiosas e angustiadas tomando decisões ruins ou que as levam a fugirem dos problemas e desafios, desistindo, abrindo mão, muitas vezes, das suas felicidades. O Desespero toma conta, porque o tamanho virtual do problema vira verdade dentro delas. Já as pessoas que buscam a calma, permitem que as coisas fluam e conseguem buscar suas respostas, resolvendo tudo de fato, sem fugas, com a visão real do tamanho.

Sei que pedir para uma pessoa se acalmar é algo óbvio. Mas é justamente por ela achar óbvio demais; simples demais, que prefere não buscar a calma. Precisamos entender que o simples é, na grande maioria das vezes, a melhor solução e que o óbvio muitas vezes se apresenta com simplicidade. Então, vamos ao óbvio e ao simples: acalme-se.

A massagem tântrica é, para mim, uma forma completa de relaxamento, não só pela respiração, mas pelo seu todo. O prazer acalma sobremaneira.

 

 

Por Prem Prabhu