Ansiedade e pressa são duas inimigas poderosas das pacientes

Postado em 25 de março de 2017

 

Ontem estava conversando com uma futura paciente sobre a massagem. Falávamos da pressa das pessoas, sobre o quanto ansiosas estão e o fato de quererem que a terapia dê todas as respostas em apenas uma sessão.

Essas conversas são boas, pois sempre me fazem lembrar de casos interessantes pelos quais passei. Um deles, que reflete a impaciência das pessoas, gostaria de compartilhar:

 



Um belo dia fui procurado por um mulher que veio indicada por uma paciente. Ela disse que já tinha feito duas sessões de massagem tântrica e que não teria sentido grandes sensações, mas que sentiu mais resultados na segunda sessão e que via grandes possibilidades, mas que o terapeuta que escolheu não era bom. Perguntei como foi o trabalho do terapeuta que a atendeu. Ela narrou detalhes e, curiosamente, pude perceber que ela tinha conhecido um profissional muito qualificado e, consequentemente, muito bem atendida. Mas, até ali, tratava-se de uma mera percepção com base em meros relatos.

No dia marcado ela chegou e me contou mas detalhes. Continuei com a mesma opinião sobre o terapeuta e comecei a entendê-la melhor. Iniciamos a massagem pela parte respiratória e tudo correu muito bem, tal como eu esperava, diga-se de passagem.

Assim que terminou a terapia, deixe-a respirando mais um pouco, com os olhos fechados. Quando ela despertou tornamos a conversar. Disse, agora bem embasado, que o terapeuta que a atendeu estava fazendo um belo trabalho com ela e que, provavelmente, os mesmos resultados que ela teve comigo, seriam obtidos com ele. Fiz com que ela voltasse a se tratar com ele, pois entendi que, para a cabeça dela, seria um tapa na ansiedade, na pressa que ela carregava. Neste caso, não errei na minha análise dos fatos, é o que posso dizer.

As pessoas hoje em dia estão muito ansiosas, muito agoniadas e apressadas, achando que tudo deve seguir um linha reta, principalmente em questões existenciais, portanto, individualíssimas. Em relação à massagem tântrica, vejo que as pessoas querem ter os mesmos resultados das outras, ou os que assistem nos vídeos da internet, gravados até por emissoras de TV. A coisa não funciona assim, sejamos realistas.

As pessoas acham que questões que as acompanham há anos serão respondidas em uma sessão da terapia. Querem tudo na hora e que a coisa funcione como elas acham. As pessoas sequer acessam seus interiores (desconhecem o que carregam dentro de si) e querem todas as respostas sobre eles na hora. As pessoas não querem terapia. Querem mágica.

Cada paciente tem seu tempo e forma na obtenção de resultados, pois a massagem trabalha aquilo que está dentro de cada pessoa. O terapeuta tântrico é um estimulador, indutor daquilo que cada paciente carrega. A reposnsabilidade do terapeuta, sua competência e eficiência devem ser medidas nesse sentido. Por isso, a massagem tântrica vem sendo considerada como uma terapia incrível, resgatando pessoas, colocando-as em caminhos felizes.

As pessoas precisam entender que a paciência pelos resultados é condição sine qua non para o caminho que desejam percorrer. É necessário compreender que, antes de tudo, é fundamental ter paciência com elas mesmas e não ficar buscando interferir nos acontecimentos. Podemos encontrar resultados parecidos nesse trabalho, porém, nunca idênticos. Vale lembrar que somos únicos.

Meu trabalho, por exemplo, parte de uma grande relaxamento, de forma que a paciente realize um profundo mergulho em si e possa sentir todos os benefícios da terapia de forma consciente, inclusive os orgasmos. Não premedito. Deixo que tudo emane da paciente para que eu possa conhecê-la de fato. Não interfiro nos acontecimentos. Eu deixo fluir e faço meu trabalho com base nesses acontecimentos. Direciono para o que é ideal para cada paciente dentro deste contexto. É minha responsabilidade.

Entendo que deva existir coerência. Se as pessoas buscam a massagem para obter novas perspectivas e novas percepções, precisam se esforçar e serem mais compreensivas com elas mesmas.

A ansiedade e a pressa são inimigas da perfeição, já diz o sábio ditado. E você acham mesmo que com a massagem tântrica será diferente?

O processo decisório para experimentar a Massagem tântrica não deve levar em conta apenas os rompimentos com preconceitos tabus e paradigmas. O que foi falado acima também deve ser considerado.
 

Por Marcelo (Prem Prabhu)